Homenagem ao Prof. José Galbinski

galbinki

É com profundo pesar que lamentamos a perda do arquiteto José Galbinski, cuja trajetória excepcional deixa um legado inestimável na arquitetura e na educação. Com uma formação sólida, que inclui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRGS, Ph.D. pela Cornell University e passagem pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Destacou-se também em seu pós-doutoramento, onde foi bolsista da Fulbright Commission, com atuação como consultor da United Nations Centre for Human Settlements-HABITAT, em locais como Nairobi/Quênia, Buenos Aires/Argentina e Tegucigalpa/Honduras, demonstrando seu compromisso com questões globais de desenvolvimento urbano e habitacional. No âmbito nacional, o professor Galbinski foi líder do grupo de pesquisa Espaço, Habitação e Cidade-EHC, reconhecido pelo CNPq, atuando como professor e pesquisador.
Sua dedicação à educação reflete-se em seu papel como Professor Titular do Centro Universitário de Brasília-CEUB, onde coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo e contribuiu significativamente para a formação de futuros arquitetos de diversas gerações. Além disso, sua influência como autor do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo no CEUB e sua passagem como Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília são testemunhos de sua paixão pelo ensino e pela arquitetura.
Além de sua dedicação ao ensino, Galbinski, deixou uma marca indelével na Universidade de Brasília, onde suas obras arquitetônicas se tornaram parte essencial do cotidiano dos estudantes e professores como o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Central (BCE) da UnB, edifícios icônicos do Campus Darcy Ribeiro, que cumprem, diariamente, o papel social da arquitetura, lição concreta para as presentes e futuras gerações. Sua carreira também inclui projetos notáveis na cidade como a Casa Thomas Jefferson e o Pavilhão da Náutica – Iate Clube que marcam uma nova e brilhante fase na trajetória do arquiteto.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília manifesta profundo pesar pela perda, e se solidariza com a família e amigos do Arquiteto e Professor José Galbinski. Com grande tristeza, a comunidade arquitetônica e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo estão de luto pela perda de um talentoso profissional e uma pessoa notável.

Direção da FAU UnB
___________________________________________

Galbinski, uma referência.

José Galbinski foi um arquiteto, pesquisador e professor, talentoso e respeitado por colegas de profissão, de docência e por inúmeros estudantes que tiveram o privilégio de assistir suas aulas e orientações, ou terem seus trabalhos por ele examinados em bancas de diplomação, mestrado e doutorado.

Após muitos anos de trabalho no então Instituto de Arquitetura e Urbanismo da UnB, ele aposentou-se, em 1992, e dedicou-se à criação e coordenação do curso de arquitetura e urbanismo do CEUB onde experimentou suas concepções e métodos de ensino e pesquisa.

Com sua aposentadoria abriu-se uma vaga para um concurso bem disputado de docente no IAU, pois havia um bom tempo sem vagas disponíveis. Tive a sorte de ser aprovado e a honra de ocupar a sua vaga desde então. Pude encontrá-lo profissionalmente várias vezes tendo a oportunidade de discutirmos normas, padrões e projetos urbanísticos e edilícios, métodos de ensino e pesquisa, temas e problemas da cidade, etc. Mesmo com algumas posturas distintas, e até com discordâncias ideológicas ou políticas, nosso diálogo sempre foi respeitoso e sua argumentação rigorosa, crítica e, sobretudo, bem-humorado com uma fina ironia que era um traço de sua personalidade agradável e amistosa. Jamais esqueci da resposta que me deu, séria e ao mesmo tempo gozadora, quando disse a ele que foi muito bom ter criado o curso de arquitetura no CEUB pois nós teríamos uma alternativa de trabalho depois da aposentadoria na UnB. Ele alfinetou provocativamente: “esquece, eles pagam muito mal, lá só tem uma pessoa que ganha bem: o coordenador do curso”.

Galbinski - ou General Binski como brincava carinhosamente o querido Prof. Paulo Bicca com seu nome – deu contribuições importantes à arquitetura do Campus Darcy Ribeiro e da Cidade, onde se destacam o Restaurante Universitário, a Biblioteca Central, a sede da Casa Thomas Jeferson e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentre outras.

A última vez que o encontrei, na saída de uma banca a que foi convidado como examinador na pós-graduação da FAU, ele ainda estava triste pela perda da esposa Julieta mas, mesmo com a idade avançada, não se via como um aposentado e seguia interessado e criticamente curioso por pesquisas e experiências arquitetônicas e urbanísticas mundo afora.

Obrigado pela convivência gentil e inquieta Galbinski, seu nome será sempre uma referência em nossa escola.

Benny Schvarsberg

Prof. Titular da FAU/UnB