diploreduzido

Convidamos, com grande honra, discentes, docentes e comunidade em geral a prestigiarem a palestra dos arquitetos Paula Zasnicoff, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel, integrantes do escritório Arquitetos Associados, a ser realizada no auditório Jayme Golubov, no dia 19 de dezembro, terça-feira, às 19h.

Com esse encontro, abrimos a exposição dos trabalhos finais de graduação deste semestre (Galeria Cristina Jucá), celebramos a conclusão do curso pelos atuais formandos e encerramos o semestre letivo na FAU.
O Arquitetos Associados* é um estúdio colaborativo, sediado em Belo Horizonte, MG, que opera na escala da arquitetura e do urbanismo. O estúdio, de grande relevância nacional, possui em seu currículo obras como a nova sede no Museu do Pontal (RJ), as galerias Claudia Andujar, Miguel Rio Branco e Cosmococas, bem como o Centro Educativo Burle Marx, em Inhotim (MG), o redesenho do entorno da Praça Liberdade (MG), a Praça Pampulha (MG), dentre muitas outras. Mais recentemente, projetaram a Pina Contemporânea (SP) para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, obra inaugurada neste ano.
A dinâmica e excelência de seu trabalho o tornam referência aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. São fonte de inspiração e contribuem com as suas trajetórias profissionais, seja na estruturação de suas carreiras, seja na construção de lugares e cidades mais bem qualificados.

*De acordo com a sua página eletrônica (arquitetosassociados.arq.br), o estúdio Arquitetos Associados possui como premissa a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferenças de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidades brasileiras. Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais. A pesquisa permanente é favorecida pela participação intensa em concursos públicos de arquitetura, paralela à reconsideração da construção vernacular em edificações de pequena escala. Uma abordagem contemporânea focada nos desenhos dos principais elementos infraestruturais reconhece as virtudes da indeterminação e busca uma abertura direcionada para a ampliação da vida útil dos edifícios paralela à consideração das mudanças de uso, crescimento e transformação no tempo.

Programação:
19h - abertura do evento pelo Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
19h15 - apresentação do escritório Arquitetos Associados pela coordenação de diplomação
19h30 - palestra dos arquitetos Paula Zasnicoff, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel
21h - abertura para debate
21h30 – coffee break