Capital Mundial da Arquitetura 2023
Conversa com o arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl – SPOL Architects

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Embaixada da Dinamarca, convida para a palestra do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl no dia 18 de dezembro às 10h00 no Auditório da FAU-UnB, Jayme Golubov – ICC – Norte.

Nascido em Copenhague, o arquiteto Adam Kurdahl irá falar em palestra sobre os valores que norteiam o planejamento urbano na capital dinamarquesa - e que resultaram no título de Capital Mundial da Arquitetura 2023.

Reconhecida mundialmente pela arquitetura e pelo planejamento urbano inovadores, Copenhague foi eleita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a Capital Mundial da Arquitetura em 2023. Ao longo dos últimos meses, a capital dinamarquesa se tornou um fórum global para discussões sobre os desafios mais urgentes do mundo através dos prismas da cultura, herança, planejamento urbano e arquitetura.

Copenhague já é uma cidade onde há mais bicicletas do que pessoas, e 42% dos moradores utilizam a bicicleta diariamente para estudar ou trabalhar. Mas a capital dinamarquesa tem metas ambiciosas para se tornar ainda mais sustentável no futuro. Essas metas englobam aumentar a infraestrutura cicloviária, aperfeiçoar o gerenciamento de resíduos e reduzir as emissões no setor de construção civil e no transporte público.

Kurdahl estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Delft, nos Países Baixos, e na Escola de Arquitetura de Aarhus, na Dinamarca, onde obteve o título de mestre. Em 2000, recebeu o primeiro prêmio no “ArchiPrix International” pelo projeto de sua tese. Ele lecionou na Academia Real Dinamarquesa de Arte em Copenhagen, no Politécnico de Milão e na Escola de Arquitetura de Oslo.

Kurdahl também foi responsável por inúmeros projetos e concursos premiados, como o Nedregate Culture District (Prêmio de Arquitetura da Cidade de Oslo), o Clarion Hotel Trondheim, Filipstad Masterplan e o arquiteto principal da premiada V-House (Diploma do Fundo Houens de Arquitetura Excepcional). Adam Kurdahl foi sócio fundador do Space Group Brasil e liderou o escritório até a reconfiguração para SPOL Architects em 2014.