faunb

GPHUC

GPHUC - Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade

Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo de Faria

O Grupo de Pesquisa GPHUC trata da história e historiografia da cidade, do urbanismo e do planejamento urbano no Brasil nos séculos XVIII, XIX e XX. Nesta articulação história-historiografia estruturada pela lógica interdisciplinar e da circulação das idéias, o Grupo irá levantar, catalogar e interpretar a construção do pensamento urbanístico no Brasil, o desenvolvimento fisico, social e cultural das cidades, a vida urbana, a problemática do municipio-municipalismo, das instâncias institucionais de assistência aos municípios mediante análise de fontes documentais primárias oriundas dos arquivos dos profissionais urbanístas e instituições públicas e/ou particulares. Planos urbanísticos, memoriais e relatórios, artigos em revistas, anais de congressos, livros entre outros perfazem o escopo documental de trabalho do grupo. Do trabalho de levantamento e catalogação contribuirá para produção não só do conhecimento da área de história do urbanismo e da cidade, mas da sistematização documental para futuras pesquisas do GPHUC e de outros grupos de pesquisa no Brasil. Um grande eixo temático estrutura as atividades do grupo: Urbanismo e Urbanização no Brasil: séculos XVIII-XIX-XX. Deste eixo central surgem os subtemas do grupo (que serão orientadores das linhas de pesquisa): urbanismo e municipalismo no Brasil; memória, cultura e cidade; município, municipalismo e vida urbana; política e legislação no debate municipalista; assistência aos municípios e gestão municipal; engenheiros e urbanistas: biografia profissional e pensamento urbanístico. Um segundo eixo de pesquisa (articulado ao primeiro eixo) perfaz um debate que não está restrito ao Brasil, mas ao contexto Iberoamericano: o municipalismo e os problemas urbanos municipais no âmbito da Organização Iberoamericana de Cooperacion Municipal, desde sua fundação como Organização Interamericana de Cooperacion Municipal em 1938.

Endereço Postal
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Caixa Postal 04431 CEP 70904-970 Brasília - DF/Brasil

Endereço eletrônico
gphuc.unb@gmail.com

gphuc-cnpq.blogspot.com.br

LaSUS

LaSUS - Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitura e Urbanismo

O laboratório conta com pesquisadores especializados para desempenhar serviços de consultoria para avaliação ambiental integrada, construção de projetos sustentáveis, eficiência energética, elaboração de indicadores ambientais, reabilitação de edifícios e áreas degradadas e assessoria para revisão e construção de Planos Diretores Participativos tendo como foco as dimensões de sustentabilidade ética, temporal, social, prática e econômica.

Fone: (+55) (61) 3107-7445 / 7446
E-mail lasus@unb.br
Site: www.lasus.unb.br

CEP: 70842-970 - Brasília

LACIS

LACIS - Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade

O Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis) é resultado de pesquisas de doutorado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB) e foi concebido em 2004 como uma parceria entre o (CDS/UnB) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB). Em 2010 na reestruturação do Lacis a Faculdade UnB do Gama passou a ser parceira em conjunto com a FAU e o CDS.
O Lacis visa à pesquisa, ensino e extensão com a missão de constituir um laboratório de criação, testes e compartilhamento de tecnologias e metodologias com o foco em inovação e sustentabilidade do ambiente construído, considerando as redes colaborativas, a inclusão social, a educação ambiental e o fortalecimento do sistema de aprendizado de indústrias e de outras organizações.

E-mail lacis@unb.br
Site: www.lacis.unb.br

Universidade de Brasília - ICC Norte – Campus Universitário
Caixa Postal 04431
70910-090- Brasília – DF – Brasil.

LACAM

LACAM - Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

O Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética (LACAM) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo atua nos campos disciplinares do Conforto Térmico, Luminoso, Sonoro, da Eficiência Energética e dos Impactos Ambientais da Urbanização. Desenvolve estudos técnicos experimentais, de modelagem, simulação e avaliação de desempenho de condições ambientais em relação à sustentabilidade, ao conforto ambiental e à eficiência energética.

Telefone: 61 3107-7453 / 7454
Fax:  61 3107-7444
E-mail lacam@unb.br
Site: www.lacam.unb.br

Universidade de Brasília - ICC Norte – Campus Universitário
Caixa Postal 04431
70910-090- Brasília – DF – Brasil.

INFORMES NA PANDEMIA

bg-eventos