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        Cerimônia de celebração da retomada da Revista ARQUI. A Revista ARQUI da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) convida para a cerimônia de premiação do concurso da arte da capa n° 13 e o lançamento das três Revistas ARQUI Ensaios da Pandemia. 📆 Dia: 16 de julho de 2024 (terça-feira)🕑 Horário: 18h📍 Local: Auditório Jayme Golubov - Subsolo da FAU-UnB Contamos com sua presença! Revista ARQUI.  

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       A Direção da FAU agradece a todos os membros da comissão designada pelo trabalho realizado na elaboração do plano de melhoria dos indicadores acadêmicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O documento gerado pela comissão está disponível em uma apresentação neste link.    

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      No sentido de fomentar a internacionalização da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, o INT-FAU divulga esta pesquisa do programa Idiomas sem Fronteiras para levantar as necessidades linguísticas da comunidade acadêmica e conhecer melhor o público-alvo (estudantes, pesquisadores, professores e servidores) interessado em cursos de extensão de línguas estrangeiras. O objetivo do Idiomas sem fronteiras é promover ações em prol de uma política linguística para internacionalização do Ensino Superior Brasileiro. Agradecemos sua participação e ampla distribuição desta pesquisa. Quanto mais pessoas da UnB responderem a pesquisa, maior disponibilidade de cursos de variadas línguas poderão ser disponibilizados. Segue o link do formulário:https://forms.office.com/r/MZFaN5rdMC    

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      Jornal FAU O jornal da FAU é uma iniciativa da direção da FAU em parceira com a coordenação de graduação. A proposta do registro mensal é apresentar de forma breve algumas ações, atividades de ensino, pesquisa e extensão que marcaram a Faculdade mês a mês. Confira: Janeiro de 2024 Fevereiro de 2024 Março  de 2024 Abril  de 2024 Maio de 2024 Junho de 2024 Editores: Caio Silva e Maria Claudia Colaboração: Vânia Loureiro (Coordenadora) e Paulo Honorato (CAFAU). Apoio Técnico: Valmor Pazos  Bolsista: Emilly Freire Gomes

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        Palestra: O tempo longo e o tempo próprioPalestra ministrada pela professora arquiteta Maria Manuel de Oliveira no Auditório da Embaixada de Portugal   Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIKdUN-jQU5al0lRhQvtumzKCPNCAVnshxZ6-blfUtXd1xBA/viewform    A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) e o Camões - Centro Cultural Português da Embaixada de Portugal em Brasília (CCP) convida a todos para a palestra "O tempo longo e o tempo próprio. Dois projetos de intervenção em espaço patrimonial", a ser proferida pela professora e arquiteta portuguesa Maria Manuel Oliveira no dia 5 de julho de 2024 (sexta-feira) às 18h00 no Auditório da Embaixada de Portugal. Na ocasião, Maria Manuel irá expor dois de seus trabalhos executados: a requalificação do Largo do Toural, em Guimarães (2013), e o restauro do Convento de São Francisco, em Braga (2024).  

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        📣 Convite Especial! 📣 🎤 CIDADE EM PAUTA: FAU e FAC discutem o PPCUB 🎤 🌟 Você é nosso convidado para um debate imperdível sobre o PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília). Venha conhecer os impactos deste plano na nossa cidade! 📅 Data: 10 de julho🕕 Hora: 18h📍 Local: Auditório da FAU (Jayme Golubov), Universidade de Brasília - ICC norte - Subsolo   Convidados confirmados: Leandro Antonio Grass Peixoto - Presidente do IPHANRicardo Meira - Arquiteto e Urbanista, Presidente do CAU-DFJosé Leme Galvão Junior (Soneca) - Arquiteto e Urbanista, representando o IAB-DFMaria do Carmo de Lima Bezerra - Professora Titular da FAU, Conselheira CONPLAN-GDFGiselle Moll Mascarenhas - Arquiteta e Urbanista, Conselheira CODESE-DFJuliano Loureiro Celino Morais de Carvalho – Arquiteto e Urbanista, representado o ICOMOS - DFBenny Schvarsberg - Professor Titular da FAU, Assessor estratégico da ReitoraDebatedores: Profa Marta Romero, professora emérita, Pesquisadora do Programa de Pós-graduação da FAU,Prof. Frederico de Holanda, professor emérito, Pesquisador do Programa de Pós-graduação da FAU,Profa Emérita Sylvia Ficher, Pesquisadora do Programa de Pós-graduação da FAU, Moderadores: Prof. Caio Silva (Diretor da FAU)Profa. Dione Moura (Diretora da FAC) Não perca essa oportunidade de participar de um diálogo vital sobre o futuro de nossa cidade! Esperamos você! 🚀 Inscrições limitadas no SIGAA, faça sua inscrição aquiEvento com certificado de extensão pela UnB  

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      EDITAL FAU Nº 02/2024 APOIO À EXECUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS, DE INOVAÇÃO E EXTENSÃO DOS LABORATÓRIOS E GRUPOS DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2. Finalidade. 2.1. A FAU/UnB torna público o Edital FAU nº 02/2024, que visa estimular e viabilizar a execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas, de inovação, e extensionistas de docentes e técnicos pesquisadores e de coordenadores(as) de Laboratórios cadastrados na FAU, seguindo resolução CEPE 054/2022, coordenadores de projetos de extensão de ação contínua (PEACs) cadastrados no SIGAA, mediante pagamento de auxílio financeiro a pesquisador vinculado a FAU.   PROGRAMAÇÃO Lançamento do edital - Dia 07/05/2024 Pedido de Impugnação - Até 10/05/2024 Respostas às impugnações - Até 12/05/2024 Prazo final para submissão das propostas  - Até 30/05/2024 Resultado preliminar - Até 02/06/2024 Período de recurso administrativo - Até 04/06/2024 Respostas aos recursos - Até 05/06/2024 Resultado final - Até 07/06/2024 Elaboração dos formulários de pagamentos pela Direção-FAU - Até 14/06/2024 Período de assinatura das(os) contempladas(os) nos formulários de auxílio financeiro - Até 17/06/2024   Antes de iniciar o preechimento do formulário eletrônico, leia o edital completo aqui e faça o download da tabela de pontuação aqui Acesse aqui o formulário eletrônico para participar do edital   Documentos 1. Edital Completo 2. Formulário de Pontuação 3. Formulário eletrônico para participar do processo 4. Resultado preliminar  5. Resultado final    

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        EDITAL FAU 01/2024PROCESSO DE PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS(AS) DE GRADUAÇÃO DA UnB AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA EM ARQUITETURA E URBANISMO EM 02/2024   O Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB), no uso de suas atribuições, torna pública as normas para a realização da pré-seleção de alunos(as) da UnB, candidatos(as) ao Programa de Duplo Diploma em Arquitetura e Urbanismo.   A inscrição será realizada até o dia 12 de maio de 2024, às 23h59, mediante o envio da documentação constante no subitem 3.2 desta convocação, digitalizada em formato PDF, via formulário eletrônico disponível em: https://forms.office.com/r/daMXm6Eaq5   Confira o edital completo aqui     Resultado Provisório da Seleção para o Programa de Dupla-Titulação no Politecnico di Torino Data: 14 de maio de 2024   A Comissão Temporária para Seleção e Acompanhamento do Acordo com o Politécnico de Turim tem a satisfação de informar o resultado provisório da seleção de candidatos ao programa de dupla-titulação, para o período acadêmico de 2024-2026. Após análise dos documentos apresentados e considerando os critérios de seleção previamente divulgados em Edital, foram selecionados provisoriamente os seguintes alunos, em ordem classificatória:   1. Ruth Guanabara Brito Crispim - matrícula 2000299242. Marianna Forcisi Silva - matrícula 2000415413. Ana Cecilia Ozorio Agostinho - matrícula 190131110   Este resultado é provisório, sujeito à confirmação final após o período de recurso. Os candidatos que desejarem contestar este resultado poderão apresentar recurso até o dia 17 de maio de 2024. A comissão parabeniza os alunos provisoriamente selecionados.   Atenciosamente, Comissão Temporária para Seleção e Acompanhamento do Acordo com o Politécnico de Turim   Resultado Final da Seleção para o Programa de Dupla-Titulação no Politecnico di Torino Data: 20 de maio de 2024   A Comissão Temporária para Seleção e Acompanhamento do Acordo com o Politécnico de Turim tem a satisfação de informar o resultado final da seleção de candidatos ao programa de dupla-titulação, para o período acadêmico de 2024-2026.   Após o período de recursos se esgotar, foram selecionadas as seguintes alunas, em ordem classificatória: 1. Ruth Guanabara Brito Crispim - matrícula 200029924 Marianna Forcisi Silva - matrícula 200041541Ana Cecilia Ozorio Agostinho - matrícula 190131110   A comissão parabeniza a todas as estudantes!   Atenciosamente,  Comissão Temporária para Seleção e Acompanhamento do Acordo com o Politécnico de Turim

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        O Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no uso de suas atribuições legais, resolve tornar público o processo seletivo para adesão ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD) pelos servidores lotados na sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU. A legislação fundamental que respalda a instituição deste processo seletivo consta na Resolução n. 54 - CAD/UnB, de 13 de setembro de 2023; no Decreto n. 11.072, de 17 de maio de 2022; na Instrução Normativa Conjunta n. 24, SEGES- SGPRT / MGI, de 31 de julho de 2023; na Portaria n. 267, MEC, de 30 de abril de 2021; e nas disposições contidas neste Edital.   Submeta seu pedido nesse formulário eletrônico   Comissão da FAU Leia o edital completo aqui Errata do edital Comunicado inscritos Comunicado final Retificação do Edital   

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      Link do Balcão de Atendimento Virtual da Secretaria de Graduação da FAU-UnB   https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a37c13840f3774c1d875f4e9cc13d8400%40thread.tacv2/1598998995695?context=%7b%22Tid%22%3a%22ec359ba1-630b-4d2b-b833-c8e6d48f8059%22%2c%22Oid%22%3a%22800d1344-50b9-4319-9766-87aed52cc89f%22%7d   Horários 2ª-6ª 10:00 - 12:00 14:00 - 19:00

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      Galeria de Trabalhos Finais de Graduação FAU UnB  

 

igreja

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo parabeniza a equipe vencedora do projeto da Paróquia Sagrada Família, que recebeu o prêmio Building of the Year 2024, na categoria Edifícios Religiosos, promovido pelo portal ArchDaily. O escritório ARQBR é único escritório brasileiro entre os vencedores da premiação mundial. O projeto da igreja tem como autores os arquitetos egressos da FAU Eder Alencar, André Velloso e a professora da FAU Luciana Saboia. A ficha técnica e o memorial pode ser lido abaixo:

 

Memorial

“Encontrei-me no altiplano, aquele horizonte sem limite, excessivamente amplo. É fora de escala – como um oceano com imensas nuvens movendo-se sobre ele. Colocando a cidade no meio, nós poderíamos estar criando uma paisagem.”1.

As palavras de Lucio Costa sobre as percepções e sensações iniciais ao deparar-se com o sítio escolhido para a edificação da Nova Capital do Brasil, Brasília, evoca um dos signos constituintes da concepção urbanística, bem como da representação de suas paisagens: a presença do horizonte. Para além do sentido de organização e orientação, o horizonte expressa a visão do todo e, primordialmente, o vínculo entre o observador e o ambiente, condição necessária ao aparecimento da paisagem.

Do gesto projetual à inscrição no território, as quatros escalas - monumental, gregária, residencial e bucólica - assinalam a sensibilidade contemplativa dada à paisagem, a consideração às ambiências urbanas, assim como as distintas formas de tratá-las. Mas será precisamente a escala bucólica, que definirá o caráter de Brasília enquanto cidade-parque, ao evidenciar a proximidade com a natureza intocada e um continuum estético entre espaços habitados, espaços livres, grandes extensões do cerrado, parques, cinturões verdes esparramados ao longo de eixos viários e o horizonte sempre desimpedido.

No processo de expansão urbana iniciado antes mesmo de sua inauguração segundo o modelo de cidades-satélites, o sentido de continuidade e visibilidade do conjunto urbano será dado pelas estradas parques, inspiradas nas parkways de Olmsted e Vaux e projetadas como instrumentos de planejamento regional. Às margens da EPIA, Estrada parque Indústria e Abastecimento, uma das principais componentes do sistema viário radioconcêntrico implantado para resguardar o Plano Piloto idealizado por Lucio Costa, encontra-se o sítio destinado à Paróquia Sagrada Família.

Caracterizada por uma exuberante alameda de eucaliptos que emoldurava a entrada da cidade, a EPIA, federalizada em 2004, foi transformada recentemente em via expressa, tendo seu leito principal ampliado e o tráfego de passagem segregado do tráfego local. Com a poda de quase a totalidade das árvores para abrigar vias marginais, o entorno esmaeceu de seu caráter bucólico distintivo, reforçado pelo parcelamento do solo, crescimento extensivo de moradias de alto padrão e grandes empreendimentos comerciais, criando rupturas no tecido urbano e conformando uma paisagem genérica em mutação constante. Assim, a função urbana da estrada, a atenção às qualidades cênicas e a experiência sensível do percurso dão lugar a velocidade, a eficiência e a fluidez sob uma lógica rodoviarista.

O partido adotado desdobra-se segundo a relação entre espiritualidade, natureza e comunidade. A espiritualidade comunica-se na religião católica através de seus ritos, celebrações e signos sagrados. O sentido de sagrado permanece e renova-se no contato sensível da natureza, que evoca a presença divina e a integração com o cosmos. Por sua vez, a arquitetura tem sido o espaço privilegiado de manifestação do sagrado por aquele que a ocupa, onde a luz penetra com delicadeza ou o silêncio da pedra manifesta-se no murmúrio das preces. A nave circular traz como conceito esse gesto de acolhimento quando aproxima o altar dos fiéis.

A luz natural penetra pelo anel circular da cobertura, transformando a espacialidade interna da nave, disposta meio nível abaixo da cota natural do terreno, o que permite o transbordamento da paisagem através de uma pequena abertura rente a rés-do-chão à medida que preserva a intimidade do espaço interno. Tal visada só é possível pela elevação do volume circular de concreto aparente suspenso por seis pilares integrantes da estrutura de fundação encaixada na topografia. Ao revelar a presença do horizonte, a arquitetura torna-se elemento constitutivo da paisagem, uma abertura para a dimensão poética do mundo, entrelaçando a realidade material ao olhar de seu espectador.

O traçado gerador do projeto é determinado por dois eixos principais. O eixo noroeste-sudeste interliga a nave circular, o anexo e a edificação existente ao fundo, onde localizam-se as atividades paroquianas. Ao longo de sua extensão, configura-se uma praça linear, um espaço de estar voltado para a cidade, que atua como suporte ao percurso errático daqueles imersos no ato ritualístico ou mesmo ao viajante da estrada, na busca pela suspensão do cotidiano ou de um refúgio dos tormentos do próprio existir. Perpendicularmente, o eixo nordeste-sudoeste preserva a visão contemplativa: o cruzamento da linha do horizonte com o volume vertical do campanário sinaliza e orienta o visitante ou àqueles que à distância passam em grande velocidade na via expressa.

Pode-se afirmar que o partido arquitetônico sintetiza três premissas fundamentais presentes em Brasília: a implantação edilícia inscrita delicadamente na topografia e sua abertura ao horizonte; a indissociabilidade entre o urbano e sua arquitetura, entre o espaço público e o privado e, por conseguinte, entre a comunidade e o sagrado; e terceiro, a consideração da paisagem enquanto elemento estruturante e fundamental da configuração arquitetônica, reconhecido no tombamento da cidade como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.

 

CHURCH OF THE HOLY FAMILY

Memorial - Inglês

“I found the Planalto, that horizon without limit, excessively vast. It was out of scale – like an ocean with immense clouds moving over it. By putting a city in the middle of it, we would be creating a landscape”2.

Lucio Costa’s words about his initial perceptions and sensations after encountering the chosen site for the construction of the New Capital of Brazil, Brasilia, evokes one of the constituent signs of its urbanistic conception, as well as the representation of its landscapes: the presence of the horizon. Beyond the sense of organization and orientation, the horizon expresses the vision of the whole and, primordially, the connection between the observer and the environment, a condition that is necessary to the manifestation of the landscape.

From the design gesture to its printing on the territory, the four scales – monumental, social, residential, and bucolic – point out the contemplative sensitivity given to the landscape, the consideration to the urban ambiences, as well as the distinguished manners of treating them. But it is precisely the bucolic scale that is going to define Brasilia’s character of city-park, by evidencing the proximity with wild nature and an aesthetic continuum between living spaces, free spaces, great extensions of cerrado vegetation, parks, green belts extending along roads, and the always unimpeded horizon.

In the process of urban expansion, which started even before its inauguration according to the satellite-cities model, the sense of continuity and visibility of the urban collective will be given by the park roads, inspired by Olmsted’s and Vaux’s parkways, and designed as instruments of regional planning. On the margins of EPIA - Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Park Road of Industry and Supply), one of the main components of the radio centric road

system implemented to support Lucio Costa’s Pilot Project (Plano Piloto), is where the plot destined to the Church of the Holy Family is located.

Characterized by an exuberant avenue of eucalyptus that shaped the entrance of the city, EPIA, which began to be controlled by the federal government in 2004, was recently transformed in an expressway, having had its lanes extended and its traffic segregated from local traffic. Almost all the trees having been cut to accommodate the marginal lanes resulted in its surrounding losing its characteristic bucolic character, which was reinforced by the partitioning of the land, the extensive growth of expensive housing and great commercial enterprises, creating ruptures in the urban configuration and conforming a generic landscape under constant change. Thus, the urban function of the road, the attention to the scenic qualities and the sensitive experience of the route give place to speed, to efficiency and to fluidity under a highway logic.

The architectural concept adopted unfolds itself from the relationship between spirituality, nature, and community. Spirituality communicates itself in the Catholic religion through its rites, celebrations, and sacred symbols. The sacred sense stands and renovates itself through the sensitive contact of nature, which evokes the divine presence and the integration with the cosmos. Architecture, on its turn, has been the privileged space of manifestation of the sacred by the person who occupies it, where the light penetrates delicately or where the silence of the stone manifests itself in the murmur of the prayers. The circular nave brings as a concept this gesture of welcoming, as it approximates the altar to the congregation.

Natural light penetrates through the roof circular ring, transforming the internal space of the nave, which is disposed half level below the natural height of the plot. This allows the overflow of the landscape through a small opening aligned to the ground floor, at the same time that it preserves the intimacy of the internal space. Such a feature is only possible due to the elevation of the circular concrete volume, suspended by six pillars that belong to the structural foundation implanted in the topography. By revealing the presence of the horizon, the architecture becomes a constitutive element of the landscape, an opening to the poetic dimension of the world, connecting the material reality to its spectator’s gaze.

The generating outline of the design is determined by to main axes. The northwest-southeast axis connects the circular nave, the annex, and the existing building to the back, where the parish activities are located. Along its extension, there is a linear square, a space facing the city, which serves as support to the erratic route of those who are immersed in the ritualistic act or even the traveler on the road, in the search for the suspension of the everyday life or for a refuge

from the torments of being. Perpendicularly, the northeast-southwest axis preserves the contemplative view: the crossing of the line of the horizon with the vertical volume of the campanile signals and guides the visitor or those who cross the highway in full speed at a distance.

It is possible to state that the architectural concept synthesizes the three fundamental premises of Brasilia: the implantation of the architectural complex, delicately applied on the topography, and its opening to the horizon; the inseparability between the urban and its architecture, between public and private space and, as a consequence, between the community and the sacred; and thirdly, the consideration of the landscape as a structuring and fundamental element of the architectural configuration, recognized by Brasilia’s inclusion on UNESCO’s List of World Heritage Sites.

 

PAROQUIA DA SAGRADA FAMILIA

Religiosa

Brasília, Distrito Federal

Ano do Projeto: 2012-2015 Ano da obra: 2017-2022

Área: 3.915 m²

Autores: Arq. Eder Alencar, Arq. André Velloso e Arq. Luciana Saboia.

Colaboradores: Arq. Paulo Victor Borges e Margarida Massimo.

Estagiário: Rodrigo Rezende, Pedro Santos e Julia Huff

Arquitetura: ARQBR Arquitetura e Urbanismo

Construção: Tecnca Construtora

Estrutura Metálica: Comini Tuler

Estrutura de Concreto: Breno Rodrigues

Instalações: Alencar Costa

Luminotécnico: Beth Leite

Acústica: Síntese Acústica Arquitetônica

Paisagismo: Quinta Arquitetura, Design e Paisagismo

Conforto Ambiental: Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Equipe de consultoria: Juliana Andrade B. de Sousa (coord.), Gustavo L. Sales e Caio F. e Silva.

Fotografias: Joana Franca

Vídeos: Joana França