28 de Fevereiro de 2024

renzopiano

 

PALESTRA | Experiência Profissional Renzo Piano Workshop

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, sob a coordenação da professora Cláudia Estrela Porto, convida para a palestra sobre a experiência profissional no workshop Renzo Piano de Letícia Pacheco.

O evento será na Sala Ernesto Walter, dia 8 de abril às 17:00. Inscrições no local.

 

21 de Março de 2024

 

Currículo FAU

 

Prezados membros da comunidade acadêmica da FAU,

 

É com grande satisfação que a Direção da FAU e o Núcleo Docente Estruturante/NDE convidam todos os docentes, discentes e demais interessados para participarem da Semana do Currículo da FAU, que será realizada de 26 a 28 de março (terça a quinta-feira) de 2024.

Este evento marca o início do calendário de discussões curriculares proposto pelo NDE e aprovado pelo Conselho da FAU para o primeiro semestre de 2024.

O principal objetivo desta semana é realizar uma revisão do currículo recentemente elaborado, à luz das recém-aprovadas Diretrizes Curriculares Nacionais/DCN's (2023), e discutir possíveis ajustes necessários ou desejáveis.

 

Programação

Data: 26 a 28 de março de 2024

Local: Auditório Jayme Golubov (FAU)

 

- Dia 26/03 | Terça-feira

8:30 | Introdução à discussão para o Curso Diurno (Integral);

14:00 | Oficina: Discussão Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) por área;

19:00 | Introdução à discussão para o Curso Noturno;

 

- Dia 27/03 | Quarta-feira

14:00 | Discussão: Perfil do ingresso perfil do egresso

19:00 | Palestra: Docência, currículo e práticas didático-pedagógicas

Palestrante: Profª Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas (FE-UnB)

Moderação: Profª Juliana Andrade;

 

- Dia 28/03 | Quinta-feira

10:00 | Palestra: Extensão universitária: avanços e perspectivas

Palestrante: Profª Olgamir Amancia Ferreira (Decana de Extensão da UnB)

Relatos e experiências: Profªs. Liza Andrade, Cristiane Guinâncio e Vânia Loureiro

Moderação: Prof. Carlos Luna

14:00 | Oficina: Discussão Grade Curricular, a partir das propostas debatidas.

 

A participação de todos é fundamental para o sucesso da semana. Portanto, reforçamos aos professores que, nos horários das atividades da Semana do Currículo, acompanhem a programação e levem os seus alunos. Acreditamos que este evento será o ponto de partida para uma construção coletiva de um novo currículo alinhado às expectativas da nossa comunidade acadêmica.

 

Clique aqui para acessar a programação completa

 

 

25 de Fevereiro de 2024

 

igreja

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo parabeniza a equipe vencedora do projeto da Paróquia Sagrada Família, que recebeu o prêmio Building of the Year 2024, na categoria Edifícios Religiosos, promovido pelo portal ArchDaily. O escritório ARQBR é único escritório brasileiro entre os vencedores da premiação mundial. O projeto da igreja tem como autores os arquitetos egressos da FAU Eder Alencar, André Velloso e a professora da FAU Luciana Saboia. A ficha técnica e o memorial pode ser lido abaixo:

 

Memorial

“Encontrei-me no altiplano, aquele horizonte sem limite, excessivamente amplo. É fora de escala – como um oceano com imensas nuvens movendo-se sobre ele. Colocando a cidade no meio, nós poderíamos estar criando uma paisagem.”1.

As palavras de Lucio Costa sobre as percepções e sensações iniciais ao deparar-se com o sítio escolhido para a edificação da Nova Capital do Brasil, Brasília, evoca um dos signos constituintes da concepção urbanística, bem como da representação de suas paisagens: a presença do horizonte. Para além do sentido de organização e orientação, o horizonte expressa a visão do todo e, primordialmente, o vínculo entre o observador e o ambiente, condição necessária ao aparecimento da paisagem.

Do gesto projetual à inscrição no território, as quatros escalas - monumental, gregária, residencial e bucólica - assinalam a sensibilidade contemplativa dada à paisagem, a consideração às ambiências urbanas, assim como as distintas formas de tratá-las. Mas será precisamente a escala bucólica, que definirá o caráter de Brasília enquanto cidade-parque, ao evidenciar a proximidade com a natureza intocada e um continuum estético entre espaços habitados, espaços livres, grandes extensões do cerrado, parques, cinturões verdes esparramados ao longo de eixos viários e o horizonte sempre desimpedido.

No processo de expansão urbana iniciado antes mesmo de sua inauguração segundo o modelo de cidades-satélites, o sentido de continuidade e visibilidade do conjunto urbano será dado pelas estradas parques, inspiradas nas parkways de Olmsted e Vaux e projetadas como instrumentos de planejamento regional. Às margens da EPIA, Estrada parque Indústria e Abastecimento, uma das principais componentes do sistema viário radioconcêntrico implantado para resguardar o Plano Piloto idealizado por Lucio Costa, encontra-se o sítio destinado à Paróquia Sagrada Família.

Caracterizada por uma exuberante alameda de eucaliptos que emoldurava a entrada da cidade, a EPIA, federalizada em 2004, foi transformada recentemente em via expressa, tendo seu leito principal ampliado e o tráfego de passagem segregado do tráfego local. Com a poda de quase a totalidade das árvores para abrigar vias marginais, o entorno esmaeceu de seu caráter bucólico distintivo, reforçado pelo parcelamento do solo, crescimento extensivo de moradias de alto padrão e grandes empreendimentos comerciais, criando rupturas no tecido urbano e conformando uma paisagem genérica em mutação constante. Assim, a função urbana da estrada, a atenção às qualidades cênicas e a experiência sensível do percurso dão lugar a velocidade, a eficiência e a fluidez sob uma lógica rodoviarista.

O partido adotado desdobra-se segundo a relação entre espiritualidade, natureza e comunidade. A espiritualidade comunica-se na religião católica através de seus ritos, celebrações e signos sagrados. O sentido de sagrado permanece e renova-se no contato sensível da natureza, que evoca a presença divina e a integração com o cosmos. Por sua vez, a arquitetura tem sido o espaço privilegiado de manifestação do sagrado por aquele que a ocupa, onde a luz penetra com delicadeza ou o silêncio da pedra manifesta-se no murmúrio das preces. A nave circular traz como conceito esse gesto de acolhimento quando aproxima o altar dos fiéis.

A luz natural penetra pelo anel circular da cobertura, transformando a espacialidade interna da nave, disposta meio nível abaixo da cota natural do terreno, o que permite o transbordamento da paisagem através de uma pequena abertura rente a rés-do-chão à medida que preserva a intimidade do espaço interno. Tal visada só é possível pela elevação do volume circular de concreto aparente suspenso por seis pilares integrantes da estrutura de fundação encaixada na topografia. Ao revelar a presença do horizonte, a arquitetura torna-se elemento constitutivo da paisagem, uma abertura para a dimensão poética do mundo, entrelaçando a realidade material ao olhar de seu espectador.

O traçado gerador do projeto é determinado por dois eixos principais. O eixo noroeste-sudeste interliga a nave circular, o anexo e a edificação existente ao fundo, onde localizam-se as atividades paroquianas. Ao longo de sua extensão, configura-se uma praça linear, um espaço de estar voltado para a cidade, que atua como suporte ao percurso errático daqueles imersos no ato ritualístico ou mesmo ao viajante da estrada, na busca pela suspensão do cotidiano ou de um refúgio dos tormentos do próprio existir. Perpendicularmente, o eixo nordeste-sudoeste preserva a visão contemplativa: o cruzamento da linha do horizonte com o volume vertical do campanário sinaliza e orienta o visitante ou àqueles que à distância passam em grande velocidade na via expressa.

Pode-se afirmar que o partido arquitetônico sintetiza três premissas fundamentais presentes em Brasília: a implantação edilícia inscrita delicadamente na topografia e sua abertura ao horizonte; a indissociabilidade entre o urbano e sua arquitetura, entre o espaço público e o privado e, por conseguinte, entre a comunidade e o sagrado; e terceiro, a consideração da paisagem enquanto elemento estruturante e fundamental da configuração arquitetônica, reconhecido no tombamento da cidade como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.

 

CHURCH OF THE HOLY FAMILY

Memorial - Inglês

“I found the Planalto, that horizon without limit, excessively vast. It was out of scale – like an ocean with immense clouds moving over it. By putting a city in the middle of it, we would be creating a landscape”2.

Lucio Costa’s words about his initial perceptions and sensations after encountering the chosen site for the construction of the New Capital of Brazil, Brasilia, evokes one of the constituent signs of its urbanistic conception, as well as the representation of its landscapes: the presence of the horizon. Beyond the sense of organization and orientation, the horizon expresses the vision of the whole and, primordially, the connection between the observer and the environment, a condition that is necessary to the manifestation of the landscape.

From the design gesture to its printing on the territory, the four scales – monumental, social, residential, and bucolic – point out the contemplative sensitivity given to the landscape, the consideration to the urban ambiences, as well as the distinguished manners of treating them. But it is precisely the bucolic scale that is going to define Brasilia’s character of city-park, by evidencing the proximity with wild nature and an aesthetic continuum between living spaces, free spaces, great extensions of cerrado vegetation, parks, green belts extending along roads, and the always unimpeded horizon.

In the process of urban expansion, which started even before its inauguration according to the satellite-cities model, the sense of continuity and visibility of the urban collective will be given by the park roads, inspired by Olmsted’s and Vaux’s parkways, and designed as instruments of regional planning. On the margins of EPIA - Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Park Road of Industry and Supply), one of the main components of the radio centric road

system implemented to support Lucio Costa’s Pilot Project (Plano Piloto), is where the plot destined to the Church of the Holy Family is located.

Characterized by an exuberant avenue of eucalyptus that shaped the entrance of the city, EPIA, which began to be controlled by the federal government in 2004, was recently transformed in an expressway, having had its lanes extended and its traffic segregated from local traffic. Almost all the trees having been cut to accommodate the marginal lanes resulted in its surrounding losing its characteristic bucolic character, which was reinforced by the partitioning of the land, the extensive growth of expensive housing and great commercial enterprises, creating ruptures in the urban configuration and conforming a generic landscape under constant change. Thus, the urban function of the road, the attention to the scenic qualities and the sensitive experience of the route give place to speed, to efficiency and to fluidity under a highway logic.

The architectural concept adopted unfolds itself from the relationship between spirituality, nature, and community. Spirituality communicates itself in the Catholic religion through its rites, celebrations, and sacred symbols. The sacred sense stands and renovates itself through the sensitive contact of nature, which evokes the divine presence and the integration with the cosmos. Architecture, on its turn, has been the privileged space of manifestation of the sacred by the person who occupies it, where the light penetrates delicately or where the silence of the stone manifests itself in the murmur of the prayers. The circular nave brings as a concept this gesture of welcoming, as it approximates the altar to the congregation.

Natural light penetrates through the roof circular ring, transforming the internal space of the nave, which is disposed half level below the natural height of the plot. This allows the overflow of the landscape through a small opening aligned to the ground floor, at the same time that it preserves the intimacy of the internal space. Such a feature is only possible due to the elevation of the circular concrete volume, suspended by six pillars that belong to the structural foundation implanted in the topography. By revealing the presence of the horizon, the architecture becomes a constitutive element of the landscape, an opening to the poetic dimension of the world, connecting the material reality to its spectator’s gaze.

The generating outline of the design is determined by to main axes. The northwest-southeast axis connects the circular nave, the annex, and the existing building to the back, where the parish activities are located. Along its extension, there is a linear square, a space facing the city, which serves as support to the erratic route of those who are immersed in the ritualistic act or even the traveler on the road, in the search for the suspension of the everyday life or for a refuge

from the torments of being. Perpendicularly, the northeast-southwest axis preserves the contemplative view: the crossing of the line of the horizon with the vertical volume of the campanile signals and guides the visitor or those who cross the highway in full speed at a distance.

It is possible to state that the architectural concept synthesizes the three fundamental premises of Brasilia: the implantation of the architectural complex, delicately applied on the topography, and its opening to the horizon; the inseparability between the urban and its architecture, between public and private space and, as a consequence, between the community and the sacred; and thirdly, the consideration of the landscape as a structuring and fundamental element of the architectural configuration, recognized by Brasilia’s inclusion on UNESCO’s List of World Heritage Sites.

 

PAROQUIA DA SAGRADA FAMILIA

Religiosa

Brasília, Distrito Federal

Ano do Projeto: 2012-2015 Ano da obra: 2017-2022

Área: 3.915 m²

Autores: Arq. Eder Alencar, Arq. André Velloso e Arq. Luciana Saboia.

Colaboradores: Arq. Paulo Victor Borges e Margarida Massimo.

Estagiário: Rodrigo Rezende, Pedro Santos e Julia Huff

Arquitetura: ARQBR Arquitetura e Urbanismo

Construção: Tecnca Construtora

Estrutura Metálica: Comini Tuler

Estrutura de Concreto: Breno Rodrigues

Instalações: Alencar Costa

Luminotécnico: Beth Leite

Acústica: Síntese Acústica Arquitetônica

Paisagismo: Quinta Arquitetura, Design e Paisagismo

Conforto Ambiental: Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Equipe de consultoria: Juliana Andrade B. de Sousa (coord.), Gustavo L. Sales e Caio F. e Silva.

Fotografias: Joana Franca

Vídeos: Joana França

 

 

21 de Fevereiro de 2024

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 Pierre de Meuron estudou arquitetura no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich), de 1970 a 1975, onde teve Aldo Rossi como um de seus professores. Em 1978, junto a Jacques Herzog, fundou o escritório Herzog & de Meuron na cidade de Basileia, Suíça.

 

 Foi professor na Graduate School of Design, Harvard University, e é professor emérito da ETH Zürich, instituição em que ajudou a fundar o ETH Studio Basel – Contemporary City Institute. Entre suas inúmeras premiações, receberam o Pritzker Architecture Prize (2001), a Medalha de Ouro do RIBA (2007), o Prêmio Imperial do Japão (2007) e o Prêmio Mies Crown Hall Americas (2014). Em 2015, criaram a Kabinett, uma fundação sem fins lucrativos que dá acesso a todo o arquivo e a todo material produzido pelo escritório.

 

 Em sua visita ao Brasil, e a convite da Embaixada da Suíça em Brasília, é com grande honra que receberemos Pierre de Meuron em uma Aula Magna que marcará o início do ano letivo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

 

Ficha de Inscrição: https://forms.gle/XkXr9U99pDkzhSa38

 

16 de Fevereiro de 2024

 

 

 

A professora Cláudia Estrela Porto, durante a sua permanência para o pós-doutorado na agência RFR, em Paris, negociou com o escritório de Renzo Piano, que possui uma Fundação, situada em Paris e Gênova, o seguinte acordo para os estudantes de último semestre ou recém-formados em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília:


 • Estágio de 06 meses no escritório de Renzo Piano.
 • O estágio começará em Setembro/2024, finalizando em Fevereiro/2025.
 • Este vigésimo-quarto estágio será realizado na Agência Renzo Piano, situada em Gênova, Itália.
 • O aluno selecionado será contemplado com uma Bolsa de Estudos, dada pela Renzo Piano Workshop Foundation, no valor de aproximadamente 10.000 Euros, pagos diretamente ao aluno em Gênova.
 • A passagem aérea de ida e volta deverá ser custeada pelo aluno, assim como o seguro saúde.


Os candidatos interessados devem fazer sua inscrição, junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, até o dia 19 de
março (terça-feira) de 2024
, ao meio-dia, para que a seleção possa ser feita nos prazos estabelecidos pela Agência Piano. O dossiê deverá ser entregue, mediante assinatura, na Secretaria da FAU.

 

Mais informações no PDF em anexo.

 

24 de Janeiro de 2024

 

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A Escola Técnica de Brasília divulga a lista de vagas remanescentes para ingresso no primerio semestre de 2024 - matrícula em 02/02/2024

 

Lista de vagas remanescente para matrícula em 02/02/2024;

 

Quarta Chamada para o Curso de Informática;

 

Documentos necessários para matrícula.

 

Chamada Anterior

A Escola Técnica de Brasília divulga a lista de contemplados em terceira chamada.

 

A matrícula do (a) candidato (a) contemplado (a) na TERCEIRA CHAMADA E VAGAS REMANESCENTES, serão realizadas nos dias 30/01 e 31/01/2024

 

Veja a lista clicando nos links abaixo:

 

Lista de Contemplados em terceira chamada

 

Documentos necessários para efetuar matrícula

 

 

 

23 de Janeiro de 2024

 

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU UNB) está com inscrições abertas para a seleção de Professor(a) Substituto(a) na área de Arquitetura e Urbanismo.
Requisito Básico:
• Título de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
• Doutorado em Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins.
Áreas de Conhecimento:
• Projeto de Arquitetura, de Urbanismo (6.04.02.00-8) e de Paisagismo (6.04.04.04-3); Teoria e história da Arquitetura, do Urbanismo (6.04.01.01-0) e do Paisagismo (6.04.04.01-9).
📅 Período de Inscrição:
• 15 de janeiro de 2024 a 26 de janeiro de 2024.
🖊️ Como se inscrever:
• A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo(a) candidato(a) interessado(a) através do módulo SIGRH.

 

✨ Participe! ✨

http://concursos.unb.br

 

Concurso Professor(a) Substituto(a)

07 de Dezembro de 2023

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

14h00-Mesa de Abertura
Caio Silva (Diretor da FAU-UnB) –Carolina Pescatori (Diretora do PPG-FAU/UnB) –Andrey Schlee(Diretor do IPHAN) –Thiago Perpétuo (Superintendente do IPHAN/DF)
Mesa 1-Mediadora: Ana Clara Giannecchini
14h30Roxana Eleta de Filippis-Le Havre : questões sobre o patrimônio
15h00Andrey Schlee-O IPHAN e o Moderno
15h20Thiago Perpétuo -Habitação em centros históricos: Brasília é um caso à parte?
15h40Debate
16h00CoffeeBreak
Mesa 2 –Mediadora: ElanePeixoto
16h20Flaviana Lira , Ana Elisabete Medeiros, Ana Clara Giannecchinie Paola Ferrari –Restaurar o habitar moderno: o caso da Colina Velha -de exercício acadêmico à experiência prática?
16h40Maurício Goulart-Brasiliae TelAviv, paisagens urbanas do século XX
17h00Jéssica Gomes -Habitar o moderno: os casos de Brasília, TelAviv e Le Havre
17h20Pedro Paulo Palazzo -Os paradigmas clássicos da monumentalidade moderna
17h40Benny Schvarsberg-Do Plano Orientador da UnB/1962 ao Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro/2023.
18h00Debate
18h20Encerramento

23 de Novembro de 2023

diploreduzido

 

Convidamos, com grande honra, discentes, docentes e comunidade em geral a prestigiarem a palestra dos arquitetos Paula Zasnicoff, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel, integrantes do escritório Arquitetos Associados, a ser realizada no auditório Jayme Golubov, no dia 19 de dezembro, terça-feira, às 19h.

 

Com esse encontro, abrimos a exposição dos trabalhos finais de graduação deste semestre (Galeria Cristina Jucá), celebramos a conclusão do curso pelos atuais formandos e encerramos o semestre letivo na FAU.
O Arquitetos Associados* é um estúdio colaborativo, sediado em Belo Horizonte, MG, que opera na escala da arquitetura e do urbanismo. O estúdio, de grande relevância nacional, possui em seu currículo obras como a nova sede no Museu do Pontal (RJ), as galerias Claudia Andujar, Miguel Rio Branco e Cosmococas, bem como o Centro Educativo Burle Marx, em Inhotim (MG), o redesenho do entorno da Praça Liberdade (MG), a Praça Pampulha (MG), dentre muitas outras. Mais recentemente, projetaram a Pina Contemporânea (SP) para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, obra inaugurada neste ano.
A dinâmica e excelência de seu trabalho o tornam referência aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. São fonte de inspiração e contribuem com as suas trajetórias profissionais, seja na estruturação de suas carreiras, seja na construção de lugares e cidades mais bem qualificados.

 

*De acordo com a sua página eletrônica (arquitetosassociados.arq.br), o estúdio Arquitetos Associados possui como premissa a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida. Com sutis diferenças de abordagens, procuram repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e das cidades brasileiras. Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos, sempre comprometido em repensar as questões programáticas e construtivas para além das aplicações usuais. A pesquisa permanente é favorecida pela participação intensa em concursos públicos de arquitetura, paralela à reconsideração da construção vernacular em edificações de pequena escala. Uma abordagem contemporânea focada nos desenhos dos principais elementos infraestruturais reconhece as virtudes da indeterminação e busca uma abertura direcionada para a ampliação da vida útil dos edifícios paralela à consideração das mudanças de uso, crescimento e transformação no tempo.

 

Programação:
19h - abertura do evento pelo Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
19h15 - apresentação do escritório Arquitetos Associados pela coordenação de diplomação
19h30 - palestra dos arquitetos Paula Zasnicoff, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel
21h - abertura para debate
21h30 – coffee break

 

 

28 de Março de 2019

 

Capital Mundial da Arquitetura 2023
Conversa com o arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl – SPOL Architects

 

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Embaixada da Dinamarca, convida para a palestra do arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl no dia 18 de dezembro às 10h00 no Auditório da FAU-UnB, Jayme Golubov – ICC – Norte.

Nascido em Copenhague, o arquiteto Adam Kurdahl irá falar em palestra sobre os valores que norteiam o planejamento urbano na capital dinamarquesa - e que resultaram no título de Capital Mundial da Arquitetura 2023.

 

Reconhecida mundialmente pela arquitetura e pelo planejamento urbano inovadores, Copenhague foi eleita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a Capital Mundial da Arquitetura em 2023. Ao longo dos últimos meses, a capital dinamarquesa se tornou um fórum global para discussões sobre os desafios mais urgentes do mundo através dos prismas da cultura, herança, planejamento urbano e arquitetura.

 

Copenhague já é uma cidade onde há mais bicicletas do que pessoas, e 42% dos moradores utilizam a bicicleta diariamente para estudar ou trabalhar. Mas a capital dinamarquesa tem metas ambiciosas para se tornar ainda mais sustentável no futuro. Essas metas englobam aumentar a infraestrutura cicloviária, aperfeiçoar o gerenciamento de resíduos e reduzir as emissões no setor de construção civil e no transporte público.

 

Kurdahl estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Delft, nos Países Baixos, e na Escola de Arquitetura de Aarhus, na Dinamarca, onde obteve o título de mestre. Em 2000, recebeu o primeiro prêmio no “ArchiPrix International” pelo projeto de sua tese. Ele lecionou na Academia Real Dinamarquesa de Arte em Copenhagen, no Politécnico de Milão e na Escola de Arquitetura de Oslo.

 

Kurdahl também foi responsável por inúmeros projetos e concursos premiados, como o Nedregate Culture District (Prêmio de Arquitetura da Cidade de Oslo), o Clarion Hotel Trondheim, Filipstad Masterplan e o arquiteto principal da premiada V-House (Diploma do Fundo Houens de Arquitetura Excepcional). Adam Kurdahl foi sócio fundador do Space Group Brasil e liderou o escritório até a reconfiguração para SPOL Architects em 2014.